sábado, 3 de março de 2012

SAÚDE


01/03/2012 09h03 - Atualizado em 03/03/2012 08h09

Lagarto também sem cigarros!

Por Daniela Domingos/SECOM

Lagarto é um dos 15 municípios sergipanos que têm implantado em sua rede de saúde municipal seu Programa de Controle do Tabagismo, que funciona em parceria com os governos Estadual e Federal. Semanalmente, um grupo de 20 pessoas se reúne no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Centro de Especialidades Médicas Monsenhor Daltro, onde contam com palestras educativas de assistentes sociais especialistas e orientação médica, que distribuem pastilhas, adesivos e comprimidos para o controle de ansiedade.

A Prefeitura de Lagarto disponibiliza seus profissionais, o espaço físico e toda a logística necessária para o trabalho contínuo com o grupo de fumantes. Já o Governo do Estado é responsável pelas capacitações e o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer (Inca), é responsável por coordenar e executar, além de distribuir os insumos necessários.

São realizadas diversas estratégias que visam à prevenção de doenças na população, estimulando a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país.

O senhor Everaldo Santos, conhecido com “Montila”, já se considera um vitorioso: está há exatamente um mês e quatro dias sem fumar. “Fumei durante 35 anos e procurei o grupo contra o tabagismo após ver o sofrimento dos meus amigos e familiares com problemas de saúde e não quis passar pelo mesmo. Aqui eu recebo cartilhas, ouço palestras e o médico prescreve os medicamentos”, disse o ex-fumante, informando ainda que 99% dos membros do seu grupo já pararam.

De acordo com a coordenadora do CTA, Ana Valéria Soares, dos 15 municípios que tem implantado o programa, Lagarto é o único que desenvolve com êxito, e ainda recebe remanejamento de medicamentos e insumos de outros municípios que não trabalham o programa com empenho para atender a sua demanda.

O grupo de participantes passa um período de tratamento e acompanhamento de três meses, assim, anualmente tratamos de quatro grupos, obtendo resultados louváveis. Durante o I Encontro de CTA's do Nordeste em Aracaju foi apresentada ao Ministério da Saúde a parceria realizada entre o centro e o Programa de Controle do Tabagismo, como uma experiência inovadora que foi aplaudida e levada a outros municípios do Nordeste como experiência exitosa”, declarou Ana Valéria.

Quem desejar fazer parte do Programa de Controle do Tabagismo deve procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com a coordenadora Ana Valéria ou a assistente social Adriana Prata. O CTA está localizado no Centro de Especialidades na Avenida Francisco Garcez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.