sábado, 3 de março de 2012

SAÚDE


29/02/2012 10h51 - Atualizado em 03/03/2012 07h53

Secretaria da Saúde orienta população sobre escorpiões


Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, e do Centro de Controle de Zoonoses de Lagarto, informa a população lagartense sobre os perigos de acidentes ocasionados pela picada de escorpiões, especialmente depois do período chuvoso, nos quais costumam aparecer.

O técnico do Centro, Luís Jorge Pinheiro, explica que o escorpião é um aracnídeo e têm hábitos noturnos. São também chamados de animais peçonhentos por que produzem veneno para inoculá-lo em suas vítimas.

Em Lagarto, uma espécie de escorpião do gênero Tityus tem sido responsabilizada por acidentes humanos. O Tityus stigmurus é uma das espécies mais encontrada até o momento no município. Essa espécie conforme mostra a ilustração, apresenta colorido amarelo-claro com um triângulo negro na cabeça e uma faixa longitudinal mediana e manchas laterais no tronco. Pernas e palpos sem manchas, presença de serrilha na face dorsal do 3º e 4º segmentos da cauda, presença de espinho subacular no telson (ferrão da calda).

A principal razão do aumento da dispersão do T. stigmurus, explica Luís Jorge Pinheiro, é atribuída à reprodução dessa espécie, que aumenta constantemente na época chuvosa do ano, devido ao fato de se reproduzirem nesse período. Essa espécie de escorpião é considerada venenosa, devido a alta toxicidade do seu veneno, o que tornam os acidentes com maior interesse toxicológico.

A gravidade do envenenamento varia muito, dependendo do tamanho do animal, o local da picada, quantidade do veneno inoculado e idade da vítima. A picada provoca dor intensa no local e aos poucos vai se espalhando, podendo ocasionar febre, vômitos e suor intenso.

Os escorpiões passam o dia escondidos em pedras, tijolos, troncos caídos, cupinzeiros, materiais de construções, esgotos etc. E durante a noite pode se esconder dentro de calçados ou peças de roupas. Os escorpiões são carnívoros e alimentam-se exclusivamente de animais vivos. Fazem parte de sua dieta, baratas, grilos, cupins e também de aranhas e de outros escorpiões. Seus inimigos naturais são a galinha, sapo, aranha e lagarto.  O uso de inseticida para combater escorpiões não é muito aconselhado, pois faz afugentar os escorpiões e ajudar aumentar a sua proliferação.

Em caso de picada, a pessoa precisa procurar o hospital mais próximo, ou a Unidade de Saúde. Se a vítima for menor de sete anos ou tiver mais de 60, deve ser encaminhada para a emergência do Hospital, a fim de receber tratamento específico com soro anti-escorpiônico ou anti-aracnídeo. O objetivo do soro é neutralizar o veneno ainda na circulação.

Ao encontrar um desses aracnídeos em casa, o certo é ligar para o Centro de Controle de Zoonoses de Lagarto e pedir uma visita dos técnicos, que fornecerão mais orientações. O telefone é (79) 3631-1260.

Para evitar condições propícias ao abrigo e proliferação de escorpiões, devem-se adotar as seguintes medidas preventivas:

PREVENÇÃO:

O escorpionismo pode ser prevenido através de uma série de cuidados e medidas que diminuem grandemente o risco de contato direto involuntário com um escorpião, como por exemplo:

1) Não por as mãos nuas em buracos no solo, sob pedras, troncos podres ou pedaços de madeira, tijolos e telhas empilhadas. Em regiões sabidamente escorpiônicas, deve-se proteger as mãos com luvas de raspa de couro para executar as tarefas acima.

2) Evitar o acúmulo de materiais, entulhos e restos de construção próximos às residências. Nos jardins, evitar folhagens densas (trepadeiras, bananeiras, etc) junto às casas e manter a grama aparada.

3) Em regiões escorpiônicas principalmente, a telagem dos ralos ou qualquer outra forma de sua vedação, impedirá uma de suas principais vias de penetração nas residências. Sua lavagem com água quente pode contribuir muito para evitar o problema.

4) Manter as residências livres de baratas, um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos. Manejar corretamente o lixo doméstico para que não crie baratas que possam atrair escorpiões.

5) Em zonas rurais e casas de campo, atenção com pilhas de lenha e sacudir roupas e sapatos antes de usá-los. Colocar as camas a, no mínimo,10 cm das paredes.

O escorpião é astucioso. Pode esperar escondido dias, semanas, meses; pode simular uma perfeita ausência, principalmente no inverno e nos seus meses precedentes e seguintes. De repente, no verão, ele aparece dentro dos globos de luz pendentes do teto, no banheiro completamente azulejado e ladrilhado, em torno do tanque ou no quintal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.