terça-feira, 6 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


05/03/2012 16h09 - Atualizado em 06/03/2012 07h43
Comemorações do Dia Internacional da Mulher já iniciaram em Sergipe
Ponto alto será no dia 8, com sessão especial na Câmara de Aracaju.



Por Sílvio Oliveira


Palestras, caminhadas, debates e dias de lazer estão nas programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher das Secretarias de Estado e Municipal, além dos Conselhos Municipais do Direito da Mulher e órgãos ligados à causa. As comemorações iniciaram em São Cristóvão, no dia 1º de março, quando foi realizada a passeata “Diga não à violência contra a mulher”. O objetivo da caminhada foi sensibilizar a população para a importância de prevenir e combater a violência doméstica e sexual contra a mulher.


A Coordenadoria de Políticas Públicas de Aracaju também iniciou uma série de palestras ministradas em dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e em associações de moradores, abordando o enfrentamento à violência contra a mulher, inserção no mercado de trabalho, prevenção de doenças, entre outros temas. "Nosso objetivo é mobilizar o maior número possível de mulheres para que elas tenham acesso a importantes informações que estarão sendo transmitidas", ressalta a coordenadora, Adriana Oliveira.


Nesta segunda-feira (5),  a palestra foi realizada no Cras Porto D'Anta e na terça-feira, 6, acontecerá na Associação de Moradores Pró-Melhoria do Conjunto Bugio. No salão paroquial da Igreja São Judas Tadeu, no bairro América, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também realizou um bate-papo no dia de hoje. Na quarta-feira, 7, a mesma palestra será ministrada no Cras Gonçalo Rollemberg Leite.


Na sexta-feira, dia 9, será a vez do Conselho participar da campanha Bem Mulher, no Sesc do município de Nossa Senhora do Socorro. Um estande será montado para viabilizar a distribuição de material socioeducativo, a exemplo da Lei Maria da Penha. "Celebrar o dia 8 de março é confirmar a cada ano o valor da mulher, que lutou muito para garantir os seus direitos e conquistar espaços antes exclusivos dos homens", considerou a vice-presidente do conselho, Magna Mendonça.


Segundo ela, a cada dois minutos, 15 mulheres são espancadas no Brasil. “Precisamos mudar essa realidade que tem como maior agressor o marido ou companheiro", disse a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ângela Machado.


Na Secretaria Estadual de Saúde, a programação terá um dia de lazer, realizado pela equipe da Rede QualiVida, da Secretaria de Estado da Educação. Serão oferecidos para as servidoras um café da manhã, além de massoterapia e uma palestra sobre o enfrentamento à violência.


Encerramento


O ponto alto da programação alusiva ao Dia Internacional contará com uma sessão especial na Câmara de Vereadores, programada pela Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher. A semana será encerrada também com uma plenária no dia 8, às 15 horas, no auditório da Escola do Legislativo, devendo contar com a presença de diversas autoridades da capital.


A programação referente ao Dia Internacional da Mulher segue até 27 de março, com a realização de palestras educativas sobre a violência contra a mulher no Cras Risoleta Neves (12/3), Cras João de Oliveira Sobral (14/3), Cras Madre Tereza de Calcutá (16/3) e Grupo de Idosos Nova Vida, do Sesc de Nossa Senhora do Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.