quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DESENVOLVIMENTO


28/02/2012 12h37 - Atualizado em 29/02/2012 02h20

Por Ítalo Duarte

O Ministério da Pesca (MPA), em conjunto com o Governo do Estado de Sergipe e com suporte da Prefeitura Municipal de Lagarto, irá implantar, na barragem Dionísio Machado, no município, um projeto de aquicultura de extrema importância para a economia da cidade: a Implantação de Unidade Demonstrativa para Definição do Potencial e dos Parâmetros de Produção em Sistema Intensivo de Criação de Tilápias em Tanque Rede no Reservatório Hídrico da Barragem Dionísio Machado.

Tudo foi definido numa reunião, hoje, 28, na sede da Associação de Piscicultores de Lagarto (ASPLA), na barragem Dionísio Machado, e contou com a participação de, além do MPA, com o superintendente estadual Genivaldo Alves Santos e a bióloga Sílvia Cupertino Formoso, o presidente da ASPLA, José da Costa, a Companhia de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (COHIDRO), com Marcos Emílio e William Domingos, o prefeito Valmir Monteiro e o secretário municipal de agricultura Antônio Carlos Nogueira.

O projeto consiste na criação de peixes da espécie tilápia em tanque rede, uma estrutura de tela de arame galvanizado com cobertura, que forma uma gaiola com 4m³. Essa armação serve para uma intensiva criação de peixes, mas que dão excelentes resultados por sua alta produtividade. No projeto da barragem, a safra acontecerá a cada seis meses e o retorno financeiro é garantido. “A aquicultura é reconhecida pelo seu sucesso na geração de lucro; o retorno é de praticamente 100%”, garante o superintendente Genivaldo Alves Santos.

De acordo com o presidente da ASPLA, esse projeto é um sonho antigo. “Desde o ano 2000, quando foi criada a associação, que estamos atrás de um projeto desse tipo. Batalhamos por um projeto desses há anos. Felizmente, agora, será possível”, revela. Ele fala que a associação não tinha muitos sócios pelo fato de não ter uma segurança de geração de renda a partir da criação de peixes. “Agora, as pessoas da região irão se interessar mais pela atividade”, completa.

As etapas do projeto já estão bem encaminhadas, inclusive liberada a primeira parcela para a sua execução. O que resta são alguns estudos que serão aplicados pela Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) para a liberação da licença ambiental de instalação. Mas o que se tem de informação é que as análises ambientais são elaboradas de forma rápida e que, breve, a Secretaria de Estado da Agricultura, do Abastecimento e da Irrigação de Sergipe (SAGRI) poderá executar o projeto de criação de tilápias.

A Prefeitura de Lagarto irá assistencializar a associação no que for preciso, como foi dito na reunião. “Já estive na Secretaria de Estado da Agricultura com os aquicultores solicitando a execução desse projeto que já estava elaborado pelo MPA”, afirmou o prefeito Valmir Monteiro. Quanto à contrapartida pelo Governo do Estado e a ASPLA, já que os recursos serão subsidiados pelo Governo Federal, ele alegou que “já há condições de contrapartida, uma vez que os recursos já estão definidos no contrato”.



Os beneficiados pelo projeto serão aquicultores associados que tem de estar regularmente registrados e apresentando suas licenças ambientais de trabalho, além da unidade da barragem também atender outros criadores da região centro sul de Sergipe. Será sem dúvida um excelente projeto de desenvolvimento da piscicultura no município e geração de renda trazido pela Prefeitura Municipal de Lagarto. É outro setor da economia lagartense que cresce, criando mais oportunidades de emprego e orgulhando o povo da cidade que mais se desenvolve no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.