terça-feira, 6 de março de 2012

POLÍTICA


05/03/2012 14h18 - Atualizado em 06/03/2012 06h57
Manifesto sobre as eleições x Programa de Gestão
Debates em torno das eleições começam a ser discutidos.

Por Marcelio do PSOL


O debate das eleições anda bastante avançado. E a todo o momento surge uma nova possível Pré-candidatura para a prefeitura de Lagarto. Também precisamos nos posicionar. Cada partido tem lançado os seus nomes. Mas esses nomes estão defendendo qual projeto? Em nossa opinião, esse registro inicial é fundamental para colocar os marcos da discussão eleitoral: é prioritário discutir um projeto político e social para a cidade de Lagarto e sua população ou discutir apenas quem será o indivíduo que vai encaminhar sabe-se lá o que? Para nós debater a moradia, o saneamento básico, o transporte, as escolas, a situação da saúde pública, o plano diretor, o meio ambiente, segurança, a reforma agrária, antecede os outros debates. Discutir um programa que em torno destas questões concretas possa contribuir na nossa luta cotidiana pela transformação da realidade opressora em que vivemos na sociedade capitalista.

Quando falamos em realidade opressora, queremos denunciar a mentira da "qualidade de vida". Queremos discutir um projeto de socialista, alternativo ao que está colocado, que atenda aos interesses do povo e não das grandes empresas ou grupos de pequenos empresários que sempre influenciaram na política Lagartense à surdina em troca de privilégios. E por isso não podemos mentir para a população, mas atuar em cima do que realmente acontece. De norte a sul e Leste a Oeste de nossa cidade observamos desemprego, violência, moradias precárias, educação e saúde completamente sucateadas, entre outras mazelas. Com exceção da zona "nobre" da cidade, como a praça dos três poderes e suas mediações, onde mora a cúpula dos poderosos da política lagartense. Por exemplo, os bairros periféricos de nossa cidade como o Jardim campo novo, Albano Franco, Loiola 2, residencial Maria de petú, bairro Pacheco,  residêncial campo da vila, as onze casas, barro vermelho, limoeiro entre muitos outros, que ainda encontram - se em condições sub-humanas de sobrevivência. Assim é a cidade de Lagarto que se desenvolve aprofundando as desigualdades, um fosso entre ricos e pobres, onde para manter o privilégio de alguns, a grande maioria tem os seus direitos básicos negados.

Conseqüentemente os empresários das construtoras, da coleta de lixo, não param de lucrar. E, de forma astuta, ao mesmo tempo financiam as campanhas milionárias do PSDB, PSC, PSB, PT, PMDB, PCdoB, DEM, etc. para continuar mantendo seus privilégios enquanto estes partidos se revezam há anos no poder, sem mudanças significativas.

Não dá para compactuar com isso e sermos chamados de farinha do mesmo saco. Aliar-se a alguns desses partidos é ser cúmplice dessa situação revoltante e vergonhosa. Só podemos nos unir com quem está de fato do lado do povo trabalhador, contra os patrões e os governos. Cabem no nosso arco de alianças, os professores do município que enfrentaram uma greve mesmo sob a criminalização do pedido de ilegalidade do governo, os trabalhadores do DETRAN, os professores organizados na greve da rede estadual, os estudantes que foram as ruas da cidade no ano passado juntamente com nós do PSOL reivindicar melhorias, os trabalhadores do judiciário, os trabalhadores da saúde pública que enfrentaram os patrões e deflagraram a greve, a juventude que tem sofrido por falta de emprego em nosso município, onde muitos têm que se ausentar de Lagarto devido este fato, os que lutam por moradia, os guerreiros e guerreiras dos acampamentos e assentamentos que lutam por melhores condições de vida, e todas as comunidades de trabalhadores que estão excluídas. Cabem os movimentos sociais e sindicais.

Cabem também os outros partidos de esquerda, PCB e PSTU. Cabem artistas, intelectuais, os quilombolas, as mulheres, a periferia, os lideres comunitários, os grupos de liberdade sexual, os grupos de jovens portadores de deficiências que tiveram que manifestassem com o apoio do PSOL para terem o mínimo de dignidade, e etc.

Mas não cabe a burguesia, empresários, especuladores imobiliários, latifundiários e seus intelectuais de aluguel, os usurpadores do erário público.

A cultura política infelizmente é de que todos são iguais e a participação se resume ao voto. Por isso nós do PSOL temos a proposta de construção de plenárias abertas a toda a população para debater os temas importantes para as nossas vidas. Seminários temáticos sobre educação, saúde, moradia, transporte, meio ambiente, agricultura, plano diretor e etc., que permitam debater e tirar propostas concretas para os nossos: bairros, povoados e a nossa cidade construindo assim uma plataforma de ação. O PSOL tem um projeto a ser apresentado a sociedade, para que juntos possamos aperfeiçoá-lo, é necessário construí-lo juntos. Esse é o convite. E para que isso seja o mais representativo possível dos anseios e das necessidades da população precisamos unificar o maior número de forças possíveis.

Por isso apostamos, mais do que no próprio PSOL, na possibilidade de construir uma grande frente social de esquerda. Se juntarmos nossas forças temos como demarcar com as falsas disputas que estão estabelecidas hoje entre o bloco do DEM de Jerônimo \ do PSDB de Lila  \ do PMDB de Zezé rocha, Sergio Reis e seus aliados, já o bloco do PSC de Valmir e seus aliados como\ Dudu santos\ Euzébio Manoel da Lagartense, entre muitos outros, pois tais disputas se baseiam apenas em QUEM vai administrar o MESMO PROJETO DEFASADO, mantendo a mesma estrutura social de DESEMPREGOS E DESIGUALDADES. E nós precisamos e podemos ir muito além dessa forma de fazer política. Uma unidade entre os partidos de esquerda é importantíssima nesse cenário. O PSOL, PCB e o PSTU possuem hoje bons nomes para representar a frente de um projeto construído com o debate aberto e democrático, E nós temos esboçado um bom fôlego já que a nossa proposta é que ela seja um espaço permanente de diálogo dos trabalhadores e não somente uma coligação partidária eleitoral, mas que ela sirva de referência diariamente nas lutas que tem acontecido em Lagarto. Nesse sentido, atuamos juntos em diversas oportunidades ao longo do ano, entre atos e debates para fortalecer esse processo.

Sabemos que as eleições de 2012 não serão nada fáceis. Também sabemos que apesar de ter um grande destaque as eleições, que não será o único acontecimento político da conjuntura. Precisamos nos atentar para as contradições que se acirram a cada dia e não ter medo de resistir. Já pensou sobre as pessoas que passaram pela administração voltem a administrar? Se as chuvas alagarem mais um monte de casas e as famílias perderem tudo? Ver os moradores da zona rural sem nenhuma introdução social e terem que estar carregando água para sobreviverem? Ver o monopólio Maratá crescer cada vez mais em nosso município? Por que durante todas as administrações que passaram não tivemos outras indústrias ofertando mais empregos e concorrência de preços? Ter que presenciar o absurdo em ver os portadores de deficiências físicas estarem nas ruas lutando pelos seus direitos? Se o piso dos professores não for pago? Ver a falta de estruturas materiais nas escolas? Ter que presenciar-mos o fechamento de escolas? Se a família do atual prefeito continuar na administração pregando nepotismo escancaradamente tirando o direito de jovens como você, de exercer uma função que poderia ser sua? Ver vereadores usar a casa legislativa para discutir coisas banais a exemplo de qual foi o resultado do jogo do bicho? Vamos esperar que as eleições resolvam a nossa vida? Sermos alvos fáceis de marginais devido à falta de segurança?  Ver os assentamentos sem nenhuma qualidade de vida esquecidos pelo poder municipal, esperando migalhas do governo federal? Ver o balneário bica não ser reconstruído? Ver um fazer e outro desmanchar ou não dar manutenção? Ver mais uma vez um dos grupos bole-bole ou saramandaia desfrutar do erário publico novamente? Muitos desistiram de lutar. NÓS CONTINUAREMOS. Não acreditamos que os sonhos envelhecem. A chama da superação radical do atual modelo capitalista está acesa. Todos nós somos responsáveis pelo futuro que nós espera... lutar... é uma necessidade.

Diretório Municipal do PSOL Lagarto\SE
Travessa das Madeiras nº 138 térreo.
Reuniões todos os sábados a partir das 19:00 horas.
Contatos: 79-9948-8755, 79-9954-4343, 79-9818-5302.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.