domingo, 26 de fevereiro de 2012

SAÚDE


24/02/2012 14h45 - Atualizado em 26/02/2012 09h21
Hospital de Lagarto atende a quase 900 pacientes durante carnaval
Por dia, o HRL disponibilizou, somente na área médica, dois clínicos gerais, um pediatra, um cirurgião geral e um ortopedista.
Por FHS

Durante o período de carnaval, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, município da região Centro-Sul do estado e uma das unidades gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe (FHS), atendeu a quase 900 pacientes e não registrou qualquer falta nas escalas de plantão para o período.

De acordo com o balanço parcial da instituição, entre a sexta-feira, 17, e a Quarta-feira de Cinzas, 22, a unidade atendeu a 823 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "Deste total, houve a necessidade de transferir apenas sete pacientes para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, pois tratavam-se de casos de alta complexidade que precisavam de um atendimento mais especializado", explica Oldegar Alves Júnior, coordenador do Pronto-Socorro do HRL.


Segundo ele, apesar de o hospital ter atendido casos relacionados a acidentes de trânsito e outros tipos de violência, o período pôde ser considerado relativamente tranquilo em comparação ao carnaval do ano passado. "A maioria dos casos foi resolvida na própria unidade. Transferimos apenas um caso de ferimento por arma de fogo para o Huse. Outra transferência estava relacionada a uma criança com queimaduras, enquanto as demais foram de casos cirúrgicos, como um de apendicite, uma laceração de mão e uma fratura fechada de colo do fêmur", explica.



Escalas

Durante o feriadão do Carnaval, o Hospital Regional Monsenhor Carvalho Daltro, que garante cobertura assistencial a uma população de 250 pessoas de seis municípios da região Centro-Sul (Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias e Tobias Barreto), também registrou o cumprimento integral das escalas de plantão estabelecidas para o período. Por dia, o HRL disponibilizou, somente na área médica, dois clínicos gerais, um pediatra, um cirurgião geral e um ortopedista.


"Entre a sexta-feira e a Quarta-feira de cinzas não houve nenhuma falha nas escalas de plantão, tanto na área médica quanto em relação ao pessoal de enfermagem e de especialidades não-médicas, como fisiotepeuta e nutricionista", explica o superintendente da unidade, o ortopedista Fábio Mendes Fernandes. "Além disso, instituímos um plantão de gestores, em sistema de rodízio, para atendimento tanto aos usuários como aos profissionais do hospital", acrescentou.

Outros números

Primeira unidade gerenciada pela FHS a disponibilizar dez leitos de terapia intensiva no interior sergipano, o Hospital Regional de Lagarto realizou, em janeiro deste ano, quase 11.600 atendimentos de urgência e emergência e assistiu 4.791 pacientes. Deste total, menos de 2%  necessitaram de transferência  para outras  unidades da rede estadual de urgência e emergência, em especial o Huse.

No mesmo período, o HRL realizou 9.577 exames complementares, como hemogramas, sumários de urina, eletrocardiogramas (ECG), raios-X e tomografias computadorizadas, solicitados tanto pelo pronto-socorro quanto pelas áreas de internamento. Somente os diagnósticos laboratoriais clínicos totalizaram 8.351, enquanto no mesmo período foram 898 exames de raio-X. Já o número de internações chegou a 186 em janeiro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.