domingo, 19 de fevereiro de 2012

PROJETO AGITA FOLIA

16/02/2012 13h35 - Atualizado em 19/02/2012 08h30
Projeto Agita Folia movimenta as escolas durante o carnaval
Um tipo de resgate cultural das folias de carnaval que ajuda a criança e o adolescente a explorar ao máximo seu potencial criativo.



Por Ítalo Duarte


Desde o início da semana as escolas se mobilizam para realizar o carnaval dos alunos da rede municipal de ensino. Confecção de fantasias, máscaras, ornamentações e alegorias estão sendo preparadas para o grito de carnaval que acontece nesta quinta e sexta, 16 e 17 respectivamente. O Agita Folia está sendo executado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que elaborou um projeto padrão para todas as escolas contendo objetivos determinados e conteúdos diversificados, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

No projeto, a Secretaria visa incluir o carnaval como uma data comemorativa para o calendário escolar de extrema importância na nossa cultura, e, para tanto, destaca no projeto a origem do carnaval e suas comemorações ao redor do mundo como, por exemplo, na Alemanha, Estados Unidos e Itália. Lista também uma série de atividades que podem ser trabalhadas de forma multidisciplinar e interdisciplinar, como aspectos educativos relacionados ao meio ambiente e sua preservação, além do aproveitamento de materiais reciclados.


Com objetivos traçados, o projeto busca a interação entre a escola e a comunidade local, uma espécie de formar entre esses dois grupos uma comunidade escolar única. Esse tipo de integração proporciona além de lazer e diversão, a oportunidade do aluno conhecer o carnaval nos seus mais variados gêneros, desde o desfile de máscaras e fantasias ao som de marchinhas até as tradições nordestinas como o frevo pernambucano. E esse tipo de resgate cultural das folias de carnaval ajuda a criança e o adolescente a explorar ao máximo seu potencial criativo, de modo que se sintam um agente direto da produção de cultura e arte. “É formar no aluno novos ângulos de enxergar o carnaval”, esclarece Verônica Vieira de Oliveira, do núcleo de Ação Sócio-Educativa da SEMED.

Verônica ainda explica que “mesmo o projeto sendo inovador, por se diferenciar da programação comum que há muito é passada às escolas, ele insere no aluno um espírito crítico quanto às transformações pelas quais o carnaval passou durante esses anos”. Ela também destacou a participação ativa de professores e gestores escolar na organização conjunta da festividade. “Todos interagem quando na preparação das fantasias e alegorias, criando, inovando e modificando, a oportunidade é aproveitada para que todos possam trabalhar juntos”.

Apesar de o projeto estar sendo elaborado e repassado às escolas de forma padronizado, coordenadores e professores têm total liberdade para inserir e moldar de acordo com as necessidades de cada escola e as características de cada região. Por esse aspecto, os professores deferiram inúmeros pontos positivos sobre o projeto, inclusive a facilidade do manuseio do plano de elaboração e a sua culminância, na qual os alunos estarão livres para se divertir.

Com a programação já iniciada, o Agita Folia reservou a data de 13 a 15 de fevereiro para a composição das peças de decoração e ornamentação, tempo ideal para professores e alunos obterem materiais que sejam reutilizáveis, e os dias 16 e 17 para a culminância do projeto, nos quais haverá desfiles de rua e a folia de carnaval dentro e fora das escolas.

No povoado Itaperinha, a Escola Municipal Dona Eduvirgens Araújo de Menezes estabeleceu em sua programação um dia de danças carnavalescas, na quinta, e também uma parceria entre as escolas José Marcelino Prata e Paulino Vieira do Nascimento para a comemoração do dia 17, se concentrando no povoado Alto da Boa Vista, acompanhadas de mini trio elétrico, a partir das 8h30. Já a Escola Municipal Eliezer Porto planejou a exposição e apresentação de trabalhos em cada campo do conhecimento, no dia 17, e estendendo a festa até o sábado, 18, com o grito de carnaval, a partir das 13h30, e participação de alunos, pais, funcionários da escola e moradores.

O desfile de máscaras fica por conta da Escola Municipal Inglaterra, no povoado Quilombo, na sexta-feira, enquanto que a Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, ao mesmo dia, promove concurso de fantasia e desfile de blocos de carnaval. O projeto Agita Folia também acontece nas escolas Alberto Santos Dumont, no povoado Brasília, Dr. Aníbal Freire, Manoel Esteves de Jesus, João Pedro de Araújo, além das creches nos bairros e povoados de Lagarto.

A SEMED e toda a equipe de Ação Sócio-Educativa esperam os melhores resultados possíveis, pois o projeto foi elaborado com objetivos claros, sempre voltados ao bem estar da comunidade escolar e o cuidado com o meio ambiente e o ecossistema local, utilizando ferramentas pedagógicas para a promoção do lazer em paralelo à produção do conhecimento, à formação do cidadão e à integração entre escola e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.