quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SUCESSO


25/01/2012 11h28 - Atualizado em 25/01/2012 11h55


De agricultora à empresária


Francisca de Almeida Evangelista iniciou sua vida profissional na roça e hoje possui uma farmácia no centro de Lagarto


Inovação foi o que não faltou na Farmácia Evangelista. A proprietária Francisca, que iniciou sua trajetória profissional como agricultora, encontrou mudanças significativas para alavancar seu empreendimento. O resultado foi um estabelecimento com várias opções de atendimento, além do convencional, e uma boa estratégia de divulgação.

Trabalhou na roça, plantando fumo, mandioca, batata, inhame e maracujá. Assim pode ser definido o início profissional de Francisca de Almeida Evangelista, a proprietária da Farmácia Evangelista. Para chegar onde está, Francisca superou desafios, largou a lavoura, passou para a feira livre e depois para uma boutique de roupas.

Logo em seguida, atendeu a um convite de um irmão e, durante dois anos, administrou a farmácia dele instalada no povoado em que moravam. O irmão desistiu do negócio e ela decidiu comprar a farmácia. Hoje, após 12 anos, tem ponto próprio no centro da cidade de Lagarto (SE). 


Inovações em produto, marketing e gestão

Para desenvolver o negócio, a empresária contou com várias inovações. Diversificou os produtos que coloca à disposição da clientela com a inclusão de cosméticos e perfumaria. Para atrair mais clientes, foi instalado um ponto Banese no empreendimento, com as funções de receber pagamento de contas de água, energia, telefone e duplicatas. Também foi instalado o serviço UBLA Financeira do BMG – Banco de Minas Gerais, com a finalidade de fazer empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. Além disso, a empresa também oferece serviços de cópia de documentos. 

Na área de marketing, a Farmácia Evangelista também inovou. Criou encartes que estão sendo confeccionados em Aracaju, sob a orientação do Sebrae. Estes encartes substituirão o que atualmente está em uso. Outra estratégia é divulgar a empresa por meio da rádio local e por carros de som. As inovações ainda estão presentes no mostruário da farmácia, com uma atrativa distribuição de prateleiras e diversificação de produtos expostos.  

Na gestão organizacional, a empresária não mediu esforços. Montou e está operando um sistema informatizado de controle de vendas, estoques, contas a receber e a pagar. Este sistema foi implementado mediante parceria com o Sebrae.

Benefícios da inovação

A ampliação de opções de produtos fomentou de modo importante um fluxo de demandantes que fortaleceram a venda de todos os produtos, inclusive dos medicamentos, cosméticos e perfumaria. Estas iniciativas proporcionaram um aumento de 20% no faturamento em apenas um ano, tempo contado a partir da instalação do Ponto Banese, primeira inovação feita.

A empresária acredita que os outros produtos (UBLA Financeira, cópia de documentos, cosméticos e perfumaria) recentemente lançados serão responsáveis por um maior crescimento das vendas. 

As melhorias experimentadas também podem ser verificadas no crescimento do lucro, o que está estimulando a empresa a estudar novas estratégias para dar sustentação aos seus propósitos de expansão.




Fonte: Sebrae Nacional e Sebrae SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.