25/01/2012 11h28 - Atualizado em 25/01/2012 11h55
De agricultora à empresária
Francisca de Almeida Evangelista iniciou sua vida profissional na roça e hoje possui uma farmácia no centro de Lagarto
Inovação foi o que não faltou na Farmácia Evangelista. A proprietária Francisca, que iniciou sua trajetória profissional como agricultora, encontrou mudanças significativas para alavancar seu empreendimento. O resultado foi um estabelecimento com várias opções de atendimento, além do convencional, e uma boa estratégia de divulgação.
Trabalhou na roça, plantando fumo, mandioca, batata, inhame e maracujá. Assim pode ser definido o início profissional de Francisca de Almeida Evangelista, a proprietária da Farmácia Evangelista. Para chegar onde está, Francisca superou desafios, largou a lavoura, passou para a feira livre e depois para uma boutique de roupas.
Logo em seguida, atendeu a um convite de um irmão e, durante dois anos, administrou a farmácia dele instalada no povoado em que moravam. O irmão desistiu do negócio e ela decidiu comprar a farmácia. Hoje, após 12 anos, tem ponto próprio no centro da cidade de Lagarto (SE).
Inovações em produto, marketing e gestão
Para desenvolver o negócio, a empresária contou com várias inovações. Diversificou os produtos que coloca à disposição da clientela com a inclusão de cosméticos e perfumaria. Para atrair mais clientes, foi instalado um ponto Banese no empreendimento, com as funções de receber pagamento de contas de água, energia, telefone e duplicatas. Também foi instalado o serviço UBLA Financeira do BMG – Banco de Minas Gerais, com a finalidade de fazer empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. Além disso, a empresa também oferece serviços de cópia de documentos.
Na área de marketing, a Farmácia Evangelista também inovou. Criou encartes que estão sendo confeccionados em Aracaju, sob a orientação do Sebrae. Estes encartes substituirão o que atualmente está em uso. Outra estratégia é divulgar a empresa por meio da rádio local e por carros de som. As inovações ainda estão presentes no mostruário da farmácia, com uma atrativa distribuição de prateleiras e diversificação de produtos expostos.
Na gestão organizacional, a empresária não mediu esforços. Montou e está operando um sistema informatizado de controle de vendas, estoques, contas a receber e a pagar. Este sistema foi implementado mediante parceria com o Sebrae.
Benefícios da inovação
A ampliação de opções de produtos fomentou de modo importante um fluxo de demandantes que fortaleceram a venda de todos os produtos, inclusive dos medicamentos, cosméticos e perfumaria. Estas iniciativas proporcionaram um aumento de 20% no faturamento em apenas um ano, tempo contado a partir da instalação do Ponto Banese, primeira inovação feita.
A empresária acredita que os outros produtos (UBLA Financeira, cópia de documentos, cosméticos e perfumaria) recentemente lançados serão responsáveis por um maior crescimento das vendas.
As melhorias experimentadas também podem ser verificadas no crescimento do lucro, o que está estimulando a empresa a estudar novas estratégias para dar sustentação aos seus propósitos de expansão.
Fonte: Sebrae Nacional e Sebrae SE
http://www.busca.sebrae.com.br/search?output=xml_no_dtd&client=web_um&oe=UTF-8&ie=UTF-8&proxystylesheet=sebrae2&site=web_all&getfields=*&filter=0&entsp=a__rb_SE&q=lagarto
Nenhum comentário:
Postar um comentário