'Tenda Mais Saúde’ é realizado com sucesso!
O evento contou com o apoio do Senac, Maratá, da UFS e da Faculdade Ages.
Por Daniela Domingos/SECOM
Um grande número de pessoas participou na manhã desta terça-feira (17), de um evento dedicado à saúde da população: o ‘Tenda Mais Saúde’. Profissionais de saúde, estudantes universitários e usuários dos SUS, da Apae e do Caps Aconchego estiveram participando do importante projeto.
A programação começou cedo, quando, da Unidade de Saúde do Bairro Cidade Nova, os participantes saíram em uma caminhada em direção à Praça dos Três Poderes. Sob o comando de um educador físico e a presença de um carro de som, todos iam fazendo exercícios aeróbicos, como danças e coreografias.
Ao chegar à praça, três tendas já estavam estruturadas, que ofereciam aferição de pressão arterial e exame de glicemia, realizadas pelas estudantes da enfermagem da Faculdade Ages; e solicitação de exame PSA para detecção do câncer de próstata, feito pela equipe do Programa Saúde da Família do Município. As atividades físicas também tiveram sua continuidade, e após o seu término, um lanche saudável à base de frutas foi servido aos presentes.
Uma tenda de beleza, com alunos do Senac, foi uma das sensações do evento, com a intenção de melhorar a auto-estima: cortes de cabelo gratuitos foram realizados pelo futuros cabeleireiros da escola profissionalizante em dezenas de pessoas.
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) enviou seus estudantes de Nutrição que realizaram uma palestra sobre a alimentação saudável, indicando os alimentos que facilitam a digestão e não aumentam os níveis de colesterol ‘ruim’ e glicose, e fornecem, ainda, os nutrientes necessários ao funcionamento do corpo.
O ‘Tenda Mais Saúde’ foi finalizado pela estudantes da Ages, com uma cômica peça que retratava como a hipertensão, diabetes, planejamento familiar e a dengue são abordados nas famílias que possuem um nível de desconhecimento menor, e por isso não procuram os seus direitos.
O evento foi uma realização da Secretaria de Saúde através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e contou com o apoio do Senac, Maratá, da UFS e da Faculdade Ages. Fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde e de endemias, odontológos e a secretária Alyne Almeida estiveram envolvidos na realização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário