sábado, 5 de maio de 2012

EDUCAÇÃO



Crianças do Ensino fundamental03/05/2012 21h12 Atualizado em 05/05/2012 05h56
Sergipe fica em 2º lugar no rancking de melhor frequência
Resultado do Censo 2010 foi divulgado em abril pelo IBGE.

Por Infonet

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que o Estado de Sergipe é o oitavo do país com maior frequência escolar e o segundo da região Nordeste. O resultado do Censo 2010 foi divulgado no final de abril pelo IBGE e, dentre os itens pesquisados, está a frequência escolar.

A pesquisa revelou que 97,31% das crianças e adolescentes sergipanos de 7 a 14 anos estão frequentando o ensino fundamental, e 85,21%, entre 15 e 17 anos, estão no ensino médio.

Crianças do Ensino fundamental

O grande destaque sergipano da frequência no ensino fundamental ficou com o município de Propriá, que obteve 99,62%, e no ensino médio o destaque ficou para Santana do São Francisco, com 91,14%.

Ações

Para obter bons resultados como este apontado pelo IBGE, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, vem desenvolvendo uma série de ações que atraem o aluno e fazem com que ele permaneça em sala de aula. Uma das ações citadas pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, é o trabalho de reforma e ampliação das escolas da rede estadual que o governo vem empreendendo nos últimos cinco anos.

De acordo com Belivaldo Chagas, já foram reformadas mais de 65 escolas com investimentos que ultrapassam R$ 47 milhões, além dos investimentos com manutenção e pequenos reparos. "Atualmente, mais de 34 escolas se encontram em obras, cujo investimento chegará a mais de R$ 18 milhões. Dessas 34 escolas, 12 estão recebendo melhorias em sua estrutura física, em parceria com o governo federal", acentuou o secretário.

Ele disse que se encontra em processo de elaboração de projetos a reforma de mais 30 escolas, cujas obras começarão ainda este ano. "O aluno estudando num ambiente amplo, arejado, com estrutura que atende às suas necessidades, a exemplo da acessibilidade, eleva a autoestima e faz com que se registre uma queda na evasão escolar", acrescentou Belivaldo Chagas.

Além dos investimentos na estrutura física das unidades de ensino, o Governo do Estado tem investido recursos em importantes ferramentas pedagógicas nas escolas, a exemplo dos laboratórios de informática. De 2007 a 2012, já foram instalados mais de 230 laboratórios nas unidades escolares, levando a inclusão digital aos alunos da rede estadual de ensino.

O secretário também destacou os investimentos que a SEED vem fazendo em metodologias específicas de alfabetização e acompanhamento das atividades pedagógicas do ensino fundamental menor, o que vem gerando bons resultados no Ideb e na frequência escolar. "Também podemos citar o programa Mais Educação, que está presente em 58 escolas da rede estadual de ensino, beneficiando um total de 8.134 alunos", reforçou.

Criado pelo Governo Federal, o programa tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas em turno integral onde o aluno recebe lanche e almoço, com atividades optativas, como oficinas de letramento, meio ambiente, esporte e lazer, cultura e artes, dentre outras atividades. As escolas inseridas no Mais Educação têm alcançado êxitos em relação ao aprendizado e participação dos alunos.

De acordo com o secretário, a valorização dos profissionais da educação é também um item importante. "Ações de formação continuada para os professores e funcionários das escolas têm contribuído para aumentar a frequência dos alunos em sala de aula. Ao motivarmos o professor a fazer cursos de formação, certamente estamos contribuindo para a melhoria do aprendizado", afirmou Belivaldo Chagas ao destacar ainda a preocupação do governo sergipano em valorizar o magistério com o pagamento do piso salarial nacional.


Fonte: Ascom Seed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.