terça-feira, 6 de março de 2012

POLÍTICA


05/03/2012 08h43 - Atualizado em 06/03/2012 06h43
Ex-prefeito Jerônimo Reis fala à Revista Realce
Confira a entrevista completa na íntegra.
Por Revista Realce

Revista Realce - É evidente que o município de Lagarto vive o maior crescimento de sua historia. Ao que ou a quem você atribui esse crescimento?

Jerônimo Reis - Primeiramente ao povo desta terra, eu acho que quem faz a cidade crescer é a própria sociedade, claro que a classe política também contribui. E a cidade vem demonstrando um crescimento ao longo desses 20 anos, quando os governantes que aí passaram fizeram projetos estruturantes para que o município pudesse receber empresas, universidades, empreendimentos que engrandeçam nossa Lagarto. Então, o fruto disso é a própria sociedade e uma parte da classe política que fizeram projetos estruturantes e hoje os resultados estão aparecendo.

Revista Realce - Usando de argumentos sólidos, você declarou em uma entrevista que um determinado deputado Federal é traidor. Ele foi o pivô da sua cassação? E se você tem informações que o prejudica, por que não usou contra ele?

Jerônimo Reis - Não, eu não posso dizer que esse deputado foi o pivô da minha cassação, foi uma falha do meu advogado que não recorreu.  Houve vários aspectos que contribuíram para isso. Primeiro o recurso do advogado que não foi feito, segundo, um pouco mais grave, é que na historia do judiciário brasileiro, nunca a justiça de primeira estância veio a caçar um parlamentar, não existe isso! Só quem pode caçar um parlamentar é a justiça superior, mas por falha do meu advogado, eu fui caçado, inclusive na própria decisão do Juiz, ele disse que não houve de minha parte nem um beneficio, foi um ato ilegal.

Revista Realce - Sabemos que os alunos do colégio Frei Cristovão, são historicamente, na sua grande maioria, filhos de "Saramandaias". Você considera que esta instituição está abandonada pela atual administração?

Jerônimo Reis - A região onde esta localizada a Frei Cristovam é onde existe uma boa fatia dos eleitores que votam no nosso grupo, conseqüentemente os alunos desta escola são na sua maioria eleitores desse grupo. A questão do abandono da Frei Cristovão não é pelo fato de que os alunos que ali estudam tenham uma preferência partidária, eu não quero enxergar por ai, por que se for isto, aí é muito mais grave. Eu vejo o abandono da Frei Cristovão como eu vejo o abandono da Zezé Rocha, do Manoel de Paula e de tantas outras escolas que onde quer que você vá,  verá o desestímulo dos servidores, principalmente dos professores, dos alunos, dos pais dos alunos que estão tirando os seus filhos das escolas publicas do município para colocar ou em particular ou na do estado. Para você ter uma idéia, em apenas 3 anos, o município de Lagarto caiu de 21 mil para 16 mil alunos.  Ou seja, a população vem crescendo muito em Lagarto e a proporção esta sendo o inverso, enquanto a população cresce, as escolas do município vêm diminuindo. Falta de incentivo, de apoio, de um projeto educacional que de aos Pais uma garantia de um bom ensino, os profissionais não podem fazer nada se o gestor não oferece condições. O gestor tem que dá cursos de capacitação, tem que melhoraras escolas, tem que colocar dirigentes com competência, e isso não esta acontecendo. Para você ter uma idéia em 2008, Zezé Rocha, em agosto recebeu da "UNICEF" o prêmio de melhor município do nordeste e o 2° do Brasil que mais cresceu, que mais se desenvolveu e evoluiu  educacionalmente.

Revista Realce - Em entrevista concedida a uma rádio local, você afirmou que Valmir Monteiro tem um índice de rejeição de 82%. Você acredita que há alguma possibilidade de o atual prefeito reverter esse quadro?

Jerônimo Reis - Eu quase 24 que convivo na política, 19 deles com mandato, perdi uma única eleição para Senador, foi à única derrota que tive politicamente tendo meu nome a disposição da sociedade, mas mesmo assim tive quase 200 mil votos em todo o Sergipe, sendo que em Lagarto eu fui o mais votado, eu tive 2 por 1 sobre o segundo colocado, e eu nunca vi uma rejeição dessas. Para ele ter uma mudança perante a sociedade, ele precisava nos primeiros anos da sua administração, mostrar a sua competência, depois, ele deve manter os seus amigos aliados que o elegeram, e nenhuma dessas coisas estão acontecendo. Você observa que boa parte dos aliados do atual prefeito estão descontentes, alguns declararam outros não, mas se você perceber ira notar que estão descontentes e muitos dizem que não o acompanham mais. Você não vê uma obra em Lagarto feita com recursos do município, algumas obras que
tem, temos que agradecer ao governador do estado, porque se dependesse do município.
Lagarto não teria nem uma rua calçada. Inclusive eu gostaria muito de ter recebido o município como Zezé entregou as duas vezes que foi prefeito, com dinheiro em caixa, nem um centavo de débito para que o novo prefeito que assumisse e já começasse a trabalhar. Nenhum deles podem falar que receberam a prefeitura endividada, pois se falarem, não é verdade! Zezé Rocha entregou a prefeitura saneada e com mais de 4 milhões em caixa para que ele pudesse trabalhar, recursos esses oriundos do Governo Federal , do Governo do Estado e da própria prefeitura. Quando eu era deputado, foram alguns milhões de reais que nós colocamos a disposição da prefeitura de Lagarto, para obras que até o exato momento não foram concluídas, como é o exemplo de algumas quadras. Zezé Rocha entregando a prefeitura chegou para mim e disse "Jerônimo chegaram dinheiro das suas emendas e não irei utilizá-los por que só tem um mês e meio e eu deixarei para o nosso sucessor"e eu pedi para Zezé para que começasse e deixasse que o próximo prefeito concluísse, mas Zezé não quis fazer assim. Deixou o dinheiro de 3 quadras, nenhuma delas estão prontas, iniciaram as obras e não concluíram, uma no bairro Matinha, outra no bairro Jardim campo Novo e outra na Colônia Treze. Esses foram os recursos que deixei na administração de Zezé Rocha que foram usados pelo atual prefeito. Ele não concluiu também, uma outra que é nos olhos D'água,  que Albano Franco destinou o recurso e até hoje também não concluiu. È uma vergonha para um administrador de um município de 100 mil habitantes, tem o dinheiro e não concluiu as obras. Queremos saber onde estão esses recursos?
O senador Eduardo Amorim colocou recursos também para a pavimentação de ruas que foram iniciadas, fizeram 100, 200 metros, depois paralisaram e era muito dinheiro nesse asfalto que ele disse que iria fazer em Lagarto. Ele pegou foi tinta com areia e colocou nas ruas. Quase R$ 2 milhões foram destinados para essas obras. São fatos desta natureza que fazem que a rejeição dele continue a crescer. Eu não acredito que o atual gestor  não irá tentar a reeleição porque ele sabe que se for, perde, e perde feio.

Revista Realce - Existe alguma secretaria que se salve no atual Governo Municipal?

Jerônimo Reis - Se tiver desconheço, não estou vivenciando, participando, não tenho noção de quem são os secretários, tem secretario que nem sei de onde é porque alguns deles não são de Lagarto, nem conheço e não ouvir falar até o exato momento que alguma secretaria funcione. Eu gostaria muito que pelo menos a educação, a saúde e ação social, que são três secretarias importantes para uma boa administração, pelo menos uma delas funcionasse. Todas elas estão abandonadas. Onde quer que você chegue só ver reclamação. Recebi 8 diretores de escolas municipais, que não irei citar os nomes a pedido dessas pessoas, que estiveram na minha casa, à noite, e passaram para mim o que esta acontecendo na secretaria de educação. Segundo eles, o prefeito não está dando a devida atenção à educação municipal. A merenda escolar, tinha o dinheiro que ia direto para as escolas, ele cortou 30% para que ele próprio gerenciasse. Quando nós criamos esse mecanismo de darmos o dinheiro diretamente às escolas, que foi um projeto meu, onde o próprio monitor da escola compra a merenda na própria comunidade e o dinheiro circula dentro da própria comunidade, e o atual prefeito tirou 30% desse recurso para que ele mesmo gerenciasse. Alguma coisa está errada nisso. Há várias outras coisas que eles me passaram, coisas que não irei citar, porque se eu citar ele ira saber quais foram os diretores que foram há minha residência. Mas em breve, quem sabe agente passa as informações para a sociedade de Lagarto, de como ele esta tratando a educação de nossa cidade.

Revista Realce - Com freqüência ouvimos histórias sobre desentendimentos entre lideranças do grupo Saramandaia. È fato ou boato?

Jerônimo Reis - Boatos, boatos e mais boatos mais até do que você imagina. Nosso grupo político tem uma história, onde quer que você chegue em Lagarto sabe que o grupo "Saramandaia" é unido e é de verdade. Entre a gente não existe usura, não existe fofoca, não existe alguém que recuse apoiar amigo nosso, todos que participam do grupo "Saramandaia", no momento certo em que se decidir o candidato a prefeito e a vice, não tenha duvida que todos estarão juntos em prol, em defesa da eleição de 2012 para suceder o atual administrador.

Revista Realce - Como você define o próximo pleito eleitoral em Lagarto?

Jerônimo Reis - Como a volta do desenvolvimento, a volta da credibilidade. È você ter um prefeito que invista na sua cidade, ou seja, todos os recursos que o município recebe, seja 99% dele investido nas obras, que sejam adquiridos materiais em sua própria cidade. Porque no momento em que você pega o dinheiro e investe ele dentro da sua própria cidade, você faz com que ele gire e gere renda.  Eu não saiu daqui pra comprar fora algo que tenha em Lagarto. E comprando dentro do próprio município você faz com que o dinheiro circule dentro da sua própria cidade, e com esse dinheiro circulando vai se gerando emprego, o comercio vende mais e quem ganha é  a própria sociedade, coisa que não esta acontecendo. Em apenas 6 anos, isso são dados que você pode entrar na internet, no TCE de Sergipe, você irá ver que há 3 anos, quando Zezé entregou a prefeitura, o percentual do município em ICMS era de 3.1 e hoje é de 1.6. Por que é que Lagarto ta arrecadando menos no ICMS? Éramos o 6°, hoje somos o 7°do estado, nos ganhávamos para Itabaiana com quase um ponto de frente, hoje Itabaiana está com 2.9 e Lagarto com 1.6.  Quando eu estava na prefeitura, Lagarto estava com 3.1 e Itabaiana com 1.7. Sinal de que Itabaiana cresceu e Lagarto caiu. Por que Lagarto caiu? Porque não esta tendo a circulação de dinheiro dentro da sua própria cidade, o dinheiro está saindo pra fora e ninguém sabe pra onde. São milhões de reais mensalmente destinados para outras cidades. A única coisa que vem para o município é a folha de pagamento, o resto você não vê, o que se vê, são festas de milhões e milhões de reais. Vem uma banda que leva R$ 1 milhão e todos aplaudem e dizem: "há, que prefeito bom que esta fazendo festa". Mas, e o dinheiro foi pra onde? A festa dura horas, não é nem dias, a banda vem de longe, toca duas 2 horas e leva milhares de reais. Tem que se fazer festa sim, mas tem que se saber o tamanho da festa que o município pode bancar. Esse R$ 1 milhão gasto em uma festa com 4 ou 5 cantores, eu deixaria ruas pavimentadas. Na minha administração, em 5 anos eu pavimentei o equivalente a 3 municípios de Riachão do Dantas foram 450 mil metros quadrados de ruas, pra se ter uma idéia do que é 450 mil metros de ruas calçadas o bairro Loiola todo aquele bairro que eu calcei, ali tem 33 mil metros, veja quantos bairros Loiola pavimentamos em 5 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.