domingo, 19 de fevereiro de 2012

SAÚDE


18/02/2012 20h13 - Atualizado em 19/02/2012 07h26
Veja dicas para ter um Carnaval saudável
O consumo de frituras e comidas gordurosas deve ser evitado por causa das altas temperaturas.


Agência A TARDE

Com o clima quente do verão e o desgaste físico por conta do Carnaval, o organismo necessita de cuidados especiais. Consumo abusivo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos demais não são indicados neste período.

A gerente médica de eventos Ana Dortas alerta para o consumo excessivo de álcool. “A hidratação é essencial durante a ingestão de bebidas, sobretudo dos líquidos destilados. Beber água durante o percurso hidrata e é uma forma de evitar a ressaca no dia seguinte”, recomenda.

Um levantamento realizado, em 2010 pelo Ministério da Saúde mostra, inclusive, que as soteropolitanas são as que mais consomem bebida alcoólica (17,3%) no Brasil, seguidas das pernambucanas, com 15,9% e as capixabas, com 14,5%.

Já os homens de Salvador estão em sexto lugar na pesquisa com 32%, atrás de Natal (37,1%), Recife (36,7%), São Luís (34,5%), Aracaju (34,2%) e Belém (32,4%). “Salvador é uma cidade muito festeira”, comenta Ana Dortas.

A bebida alcoólica, quando consumida em excesso, pode causar problemas como  dependência, doenças no organismo – afetando os rins, o fígado e  cérebro – além de acidentes. “O uso abusivo do álcool provoca efeitos a curto e longo prazo. A consequência mais imediata são os acidentes. É importante o folião não dirigir após beber”, aconselha a médica, chamando atenção para dois outros problemas: as brigas e o uso de drogas ilícitas.

O álcool não é o responsável por novas experiências com drogas e sexo, mas abre  portas. Deixa a pessoa mais vulnerável”, informa Ana.

Alimentos - A alimentação também necessita de cuidados. O cirurgião gástrico Vladimir Schraibma avisa que o ideal é  comer de três a cinco vezes ao dia. “Seguir com a alimentação equilibrada e leve manterá o organismo saudável e livre de intoxicações”, diz.

Por conta das altas temperaturas, o consumo de frituras e comidas gordurosas deve ser evitado. “O folião também deve redobrar a atenção com os alimentos de rua”.

Dicas para ter um Carnaval saudável

Preparação - Antes de ir ao circuito curtir o Carnaval, é importante a ingestão de alimentos leves e ricos em carboidratos, como sanduíches naturais, massas com molhos suaves, além de saladas e grelhados.

Durante o percurso - Beber pelo menos um copo de água a cada dose de bebida alcoólica é essencial para manter a disposição e evitar a ressaca.

Reposição de energia - Para curtir todos os dias do Carnaval, é indicado o consumo de muita água, isotônico, água de coco e sucos de frutas. Isso vai ajudar a manter o organismo saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.