quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CARNAVAL

15/02/2012 17h02 - Atualizado em 16/02/2012 08h29
Carnaval no CAPs
A programação contou com música de carnaval, concurso de dança e diversas brincadeiras no pátio do centro social.



Por Ferreira Filho


Nesta quarta-feira, 15, aconteceu o primeiro Caps Folia, realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPs em conjunto com estudantes de enfermagem da Faculdade Ages e com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Lagarto para comemorar os festejos de carnaval. No evento, aberto para toda a comunidade, estiveram presentes familiares de alunos do centro, estudantes universitários, profissionais do CAPs e, também, crianças da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Foi nessa interação que os foliões dançaram e brincaram ao som de marchinhas e música baiana.



A participação de estudantes da área da saúde foi uma forma de promover uma atividade extraclasse na qual eles pudessem estar em contato direto com a profissão que vão exercer assim que formados”, mencionou a preceptora da Faculdade Ages, que tem apoiado o evento, Ana Santana. Foi essa a principal idéia da organização do Caps Folia: “buscar ferramentas para a socialização dos alunos do centro como forma de inseri-los em sociedade, dando-lhes oportunidade de se divertir como qualquer pessoa”, completou Janete Cleia, coordenadora de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde.

Conversando com Luciano da Silva, educador físico do CAPs, o que se nota é uma criatividade dos profissionais da área em lhe dar com o lúdico ao tempo em que há notoriamente uma preocupação em sempre estar desenvolvendo o processo cognitivo dos alunos. Ele cita que “o intuito foi atribuir brincadeiras sempre acompanhadas da atenção em desenvolver a aprendizagem do educando”.



A programação contou com muita música de carnaval, além de concurso de dança, dança da cadeira e diversas brincadeiras no pátio do centro social. Mas nenhuma delas foi tão divertida quanto o momento da aeróbica, liderado por dançarinos profissionais. Na ocasião, os dançarinos faziam passos de dança e movimentos aeróbicos enquanto todos no pátio tentavam repetir. Foram, com certeza, minutos de muita diversão e total descontração entre todos ali, dos pais dos alunos, que acabaram por entrar de vez na festa, até os educadores do CAPs. Ninguém ficou parado.

Após muita dança e coreografias, foram servidos refrescos e sorvetes para toda a turma ter tempo de recarregar as energias para mais uma rodada de coreografias e continuação das brincadeiras, nas quais brindes e presentes foram distribuídos para quem se saísse melhor. Também os cachorros-quentes fizeram parte do cardápio do carnaval Caps Folia.



O mais interessante é que o CAPs está sempre estabelecendo atividades recreativas como essa, convidando toda a sociedade lagartense, sem distinção, tentando fazer do centro um local de lazer, educação e saúde. E com apoio de órgãos públicos, faculdades, instituições de amparo e uma mobilização da população, os carnavais do CAPs ainda terão mais e mais edições.

Por Ítalo Duarte





    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Likebox
Encontre-nos no Facebook
Facebook
 ·  ·  ·  ·  ·  · 
0 pessoas curtiram www.lagartoemmanchete.com.