27/1/2012 06h35 - Atualização em 27/1/2012 07h25
Piraí realiza série de atividades pelo Dia Mundial da Hanseníase
A Secretaria Municipal de Saúde de Piraí programou uma série de atividades para a próxima terça-feira (31), para marcar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado no último domingo de janeiro. Em todas as unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (antigo PSF), das 8h às 17h, todos os moradores poderão se informar sobre a doença e fazer triagem de lesões cutâneas, com médicos de plantão.
Segundo a coordenadora do Programa de Hanseníase da secretaria, enfermeira Érica Campos, embora o município venha reduzindo os casos, é importante manter a campanha, para que as pessoas possam se informar e ter oportunidade de avaliar manchas ocultas. Com esse objetivo, os moradores terão à disposição, no dia 31, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e agentes comunitários de saúde capacitados para orientação sobre hanseníase. Nesta terça-feira, também como parte da programação, serão distribuídos folhetos informativos sobre a doença, com orientações sobre tratamento e cura.
Em 2010, Piraí notificou e tratou seis casos de hanseníase. No ano passado, foram notificados cinco casos, três deles em tratamento. As pessoas em tratamento podem ter uma vida normal, em casa, no trabalho e na comunidade.
A hanseníase é uma doença que atinge a pele e nervos. O tempo entre contágio e aparecimento dos sintomas pode durar de 2 a 10 anos. Daí a importância de ser feita avaliação, em caso de suspeita, porque a doença pode causar deformidades físicas se não tratadas.
A hanseníase não é transmitida por aperto de mão ou abraço, mas por tosse ou espirro. Portanto, não é necessário separar roupas, pratos, talheres e copos. A principal fonte de transmissão é o portador da hanseníase que não esteja fazendo tratamento.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário