09/12/2011 11h21 - Atualizado em 18/01/2012 12h30
O município de Lagarto precisa gerar
mais acessibilidade para portadores
de necessidades especiais
Em Lagarto, o portador de necessidades especiais não tem o respeito que deveria, e está longe de ser uma cidade acessível, já que o problema é antigo e cultural.
![]() |
Nas obras, dificilmente é pensado na construção de rampa ou piso tátil, e o pior são as calçadas que mais parecem escadarias, fazendo com que uma simples ida ao centro se torne uma peregrinação, uma vez que o deficiente tem que ter um bom porte físico e driblar obstáculos colocados nas calçadas, sendo que o problema não é só estrutural, mas também comportamental, pois nas ruas do centro, assim como também nos estacionamentos privativos de supermercados e em frente a rampas não é difícil flagrar veículos de pessoas físicas estacionando em vagas destinadas aos portadores de necessidades, sem falar do número reduzido de vagas nas ruas.
Em alguns casos, existem até cavaletes para barrar a ignorância de alguns. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o número total de vagas reservadas deve seguir esse parâmetro: até 10 não tem obrigatoriedade, De 11 a 100 -1, acima de 100 -1%.
O poder público municipal que tem atribuição de desenvolver políticas públicas de acessibilidade, mas tem feito muito pouco. Algumas praças, principalmente no centro, já são dotadas de rampas, mas do outro lado, nem sempre existe, e isso força o cadeirante disputar o espaço das ruas com carros e outros veículos, um risco que poderia ser evitado.
Obras que não custam tão caro e trazem um benefício incalculável ao portador de deficiência, pois tornam-os mais independentes e seguros. Além disso, ainda é tímida a iniciativa de adequação geométrica dos passeios e órgãos públicos e privados. E como o transporte público urbano é feito por moto-táxi e táxi, não é possível fazer muito. Mas algumas Empresas já começam a construir rampas que facilitam a vida não só do cadeirante como também de idosos, gestantes, crianças e pais com carros de bebês, e a Associação de Portadores de Deficiência de Lagarto (APDEL) realizou hoje, dia 09 de novembro, no Rotary Club de Lagarto, o fórum ACESSIBILIDADE: VOCÊ TAMBÉM TEM COMPROMISSO. No evento que contou com a participação da sociedade e do poder público, foram debatidos planos para melhorar a vida do deficiente.
Espero que nossa cidade seja mais humana, democrática e seja realmente para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário