21/01/2012 13h46 - Atualizado em 21/01/2012 14h20
15° Caravana da Associação de Caridade do Povoado Jenipapo deu sua partida rumo à São Paulo
A Caravana é um projeto criado pelo Vereador Xexéu, Presidente da Câmara Municipal de Lagarto
Na tarde desta sexta-feira, 20, a 15° Caravana da Associação de Caridade do Povoado Jenipapo deu sua partida rumo à São Paulo. Os passageiros ficarão em SP durante 12 dias e retornarão no próximo dia 02 de fevereiro com chegada pré-vista para o dia 04 do mesmo mês.
O projeto tem como objetivo levar pessoas daquela localidade para São Paulo, para que elas tenham a oportunidade de visitar seus parentes que vivem na maior metrópole do país.
A Caravana é apoiada pelo Vereador Xexeu que criou o Projeto há mais de 15 anos e há alguns anos deixou a organização por conta da ACAPOJE. Neste ano de 2012, o presidente da Câmara Municipal de Lagarto conseguiu os ônibus para a viagem com o Prefeito Valmir Monteiro, Dep. Estadual Gustinho Ribeiro, Dep. Federal André Moura e com o Governador Marcelo Déda, que no total, doaram cinco veículos. Os ônibus contam com ar-condicionado, geladeira, bebedouro, sistema de DVD e banheiro, tudo para dar mais conforto aos 250 passageiros desta longa viagem que dura dois dias.
A cerimônia de saída da Caravana contou com as presenças do Prefeito Valmir Monteiro, Dep. Estadual Gustinho Ribeiro, Vereador Eusébio Francisco, secretária de Ação Social de Municipal Andresa Nascimento, Ver. Fraga, Vanda Monteiro (ex-secretária de Educação Municipal de Lagarto), gestores de várias escolas municipais e estaduais de Lagarto, membros do auto-escalão dos poderes Executivos Municipal e Estadual, além de vários curiosos e familiares dos passageiros.
Muita emoção tomou conta dos presentes no local na despedida dos seus parentes e amigos que embarcavam nos seus respectivos ônibus aos prantos, mas logo em seguida ficavam em estado de júbilo, pois iam com um fim: "matar a saudade".
Ouvimos várias histórias de algumas pessoas que estavam sem ver seus parentes e que graças a este projeto, iriam revê-los. Como o caso de Cremilda Santos, que não vê o irmão há 27 anos. "A emoção é grande demais, estou muito ansiosa para vê-lo novamente", disse Cremilda. Eram várias histórias parecidas com a dela, como a da Dona Helena, moradora do Bairro Estação, que há 17 anos não vê o irmão, José Adelmiro, que foi embora para São Paulo para trabalhar e nunca mais voltou, e agora está com sérios problemas de saúde e muito inquieto para voltar para o Jenipapo. "Estou indo pela primeira vez á São Paulo, e estou muitíssima feliz por isso, principalmente porque irei ver o meu irmão, pois estou morrendo de saudade", disse D. Helena, em tom de felicidade.
Já a D. Joana de 89 anos, afirmou que neste ano não foi para a viagem porque está com problemas de saúde, mas que foi nas outras 14 Caravanas anteriores e aproveitou para agradecer a Xexeu pela criação e apoio ao Projeto. "Eu não posso ir neste ano, mas no próximo, se Deus quiser, eu vou. Também quero dizer que não tem quem faça isso nesse mundo. Isso que o Xexeu faz é de Deus tocando no coração mesmo. Obrigado Xexeu por fazer essa viagem acontecer", completou D. Joana.
Pouco antes do embarque, foi feita a tradicional "oração final", que é realizada em todas as edições da Caravana pela Sr.ª Mercedes, anciã da igreja Assembléia de Deus do Povoado jenipapo. "Que Deus vos leve em paz meus filhos. Eu peço também que o senhor Deus ilumine esse Pai do jenipapo (se referindo ao Vereador Xexeu) para que ele possa estar sempre realizando estes projetos que tanto beneficiam nossa gente", declarou Mercedes.

Ismael Viana, Diretor do Departamento da Infância e da Juventude, do DAP (Departamento de Agentes de Proteção), também esteve no local da saída dos ônibus fiscalizando se havia algum menor embarcando desacompanhado de seu respectivo responsável legal. Ele nos afirmou que os membros da Associação de Caridade do Povoado orientaram bem os passageiros e que não houve nenhum problema. "Nós estamos aqui fiscalizando, mas nós tínhamos certeza de que ocorreria tudo bem, é tanto que não houve nenhum problema", concluiu Viana.
Gustinho Ribeiro declarou que esse projeto é muito importante porque aproxima as famílias e afirmou que deseja estar sempre o apoiando. "Esse projeto é importante porque mata uma coisa muito ruim: a saudade. E eu estou muito satisfeito em ter dado a minha contribuição para fazer os Jenipapenses mais felizes", finalizou.
O prefeito Valmir Monteiro também afirmou que estará sempre apoiando a Caravana da ACAPOJE, e que assim que Xexeu o procurou solicitando apoio, ele não mediu esforços para colaborar. O prefeito continuou seu discurso declarando que Xexeu iria lhe fazer muita falta nesses dias em que estará fora. "Eu irei sentir muita falta do Vereador Xexeu, porque não há um dia em que eu não entre em contato com ele", enfatizou o Valmir.
O Ver. Xexeu disse que estava muito feliz, por ver a felicidade nos olhos dos passageiros e afirmou que pretende nunca parar com este projeto. "É muito gratificante para mim ver tanta felicidade nos rostos dessas pessoas que estão indo junto conosco nessa Caravana, muitas delas que não podem pagar por uma viagem dessas, já que nós sabemos que o custo financeiro é alto. E essas lágrimas que vocês estão vendo não são de tristeza, mas sim, de felicidade. Pretendo nunca parar de realizar este projeto, pois eu sei o quanto é importante para essas pessoas", concluiu Xexeu.
Você também pode acompanhar o dia-a-dia da Caravana da Associação de Caridade do Povoado Jenipapo de 2012, pelo site www.vereadorxexeu.com
http://www.lagartense.com.br/?irPara=noticias&cod=6678
Nenhum comentário:
Postar um comentário